26 outubro 2010

Maior interatividade nos games possibilita exercícios e reabilitação



Mal os profissionais de reabilitação puderam se inteirar acerca das possibilidades que o Wii e Wii Fit tem a oferecer dentro do segmento, a Microsoft já acena certamente com uma nova revolução no que se refere a interatividade e imersão virtual, o Projeto Natal.

Trata-se de uma câmera de reconhecimento de gestos, que utiliza da tecnologia conhecida como visão computacional, dotada de sensores de profundidade, capazes de captar movimentos do corpo e inserir imagem do usuário dentro do contexto do jogo,  tornando-o protagonista da ação. Como se não bastasse, ele ainda presenteia aos nativos da língua inglesa ou aqueles que dominam o idioma, com o reconhecimento de vozes.



Embora, não seja realmente uma tecnologia inédita, uma vez que já existem ofertas de tecnologias similares voltadas estritamente ao uso em reabilitação, que se utilizam de câmeras de reconhecimento de gestos e movimentos, a proposta do projeto Natal esnoba qualidade gráfica e jogabilidade, deixando até mesmo o Eye toy da Sony para trás.

A grande vantagem está justamente na ausência da necessidade de domínio pelo usuário,  de qualquer forma de controles ou joysticks, o que pode apesar da simplicidade dos controles do Wii, por exemplo, dificultar sua utilização pelos usuários chamados “imigrantes digitais”, ou aqueles da terceira idade, não tão acostumados a botões e comandos, por mais simples que possam parecer.

Fica realmente difícil tentar expressar toda grandiosidade de algo tão avançado tecnologicamente. Por enquanto, só mesmo vendo pra acreditar que teremos toda essa experiência de imersão no mundo virtual dentro de nossa casa ou por que não, também  em clínicas, fazendo com que muitos pacientes e sedentários comecem a se tratar e se exercitar sem se perceberem do que estão fazendo, simplesmente pelo fato de estarem entretidos e motivados com tanta tecnologia.

  ©Cariri EsportFisio - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo