24 novembro 2010

Fator de crescimento e a recuperação precoce de lesões

 por: MEDFISIOSPORT 

Hoje é muito discutido na área de ortopedia e traumatologia esportiva,
a utilização do Núcleo PRP (Plasma Rico em Plaquetas), principalmente
em atletas de grandes performances cuja recuperação tem de ser
o mais precoce possível.
O que é fator de crescimento?
São mediadores biológicos naturais que revelam eventos celulares cruciais na reparação tecidual, tais como síntese de DNA e matriz, quimiotaxia e diferenciação celular.
O fator de crescimento é composto por um plasma rico em plaquetas retirado do sangue do próprio paciente, que depois é reaplicado na articulação. Ele irá proporcionar efeitos mais rápidos e precisos na cicatrização e tem a função de trabalhar juntamente com as células para reparar o local da lesão.
A maior preocupação dos pesquisadores foi encontrar um sistema moderno e de fácil aplicação; conseguir isolar plaquetas, permitir sua retirada integra sem causar danos era o maior desafio. O que temos acompanhado em nossos pacientes e relato dos cirugiões envolvidos são comentário bem otimitas: facilidade na obtação do PRP e segurança na aplicação. Comentam também que praticamente não existe riscos de rejeição, com resultados satisfatórios obtidos em curto tempo.


Em sua maioria, os pacientes estão felizes com os resultados obtidos em diferentes áreas de aplicação conforme relatos que temos em nosso consultório.
Onde pode ser utilizado?
Além da ortopedia e traumatologia nas diferentes lesões, como Artroses, lesões musculares, ruptura de tendões e pós operatórios nos mais diversos casos. Também podemos citar as cirurgias cardíacas, plástica, bariátrica, neurocirurgias e outras em pesquisas.
Para utilização do Núcleo PRP sempre é necessário a avaliação de um médico especialista; somente ele saberá lhe informar sobre seu caso e aplicação do mesmo.
Depoimento de quem fez
Atleta: Adiel de Oliveira Amorim
Time: Bellmare Shonnan – Japão

“Toda vez que tenho uma lesão mais grave, deposito minha confiança no fisioterapeuta Avelino Buongermino, que sempre me trata quando preciso. Nas últimas duas temporadas fiz um trabalho com ele antes de retornar ao Japão. Nesta última temporada ao final de 2009, vinha sentindo dores na região da tíbia bilateral. Através de uma exame foi diagnosticada uma fratura por stress e seria necessária uma cirurgia para que neste ano de 2010 eu pudesse voltar a jogar tranquilamente.
Pela amizade e confiança falei com o Avelino, aceitei sua indicação para falar com o Dr. Joaquim Grava e utilizar o Fator de Crescimento como solução ideal para a consolidação óssea.
Cheguei ao Brasil em dezembro e realizei o procedimento em ambas as tíbias. O fisioterapeuta do Japão esteve com o Avelino aqui no Brasil e ficou feliz com a evolução do caso.
Hoje já estou na musculação, bicileta e piscina, realizo no CEPRAF Santos FC sessões diárias de fisioterapia, sempre com a supervisão do Avelino.
Acredito que minha decisão de ter vindo ao Brasil e realizado o procedimento com o Fator de Crescimento com pessoas de minha confiança foi a escolha certa.
Estou junto com outros atletas que realizaram o procedimento em lesões diferentes e os relatos são os melhores. Volto em março para o Japão para ajudar o meu time na J-League 1ª divisão do futebol japonês em busca do título.
Outro atleta que também fez esse tipo de cirurgia é o Marcel, que hoje se recupera no CEPRAF Santos FC com Avelino Buongermino.
Marcel faz trabalho de recuperação sob supervisão do  fisioterapeuta Avelino Buongermino
(Foto: Divulgação Santos Futebol Clube)

  ©Cariri EsportFisio - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo